AUDIOGUIA
AUDIOGUIA
com vozes narradoras de exceção e trilha sonora original
A AUDIOGUIA OFICIAL DO PANTEÃO
A audioguia do Capítulo de Santa Maria ad Martyres, produzida pela D’Uva para o Panteão em Roma com as vozes narradoras de Sergio Rubini e Alessandro Haber, Daniele Parisi, Giusi Cataldo e Mons. Daniele Micheletti, acompanhadas pelas composições originais de Antonio Fresa, executadas e gravadas com a Orquestra do Teatro La Fenice e com a participação de Amalia Gré, Luca Gemma e o Coro da Insigne Capela Musical do Panteão.

De turista a peregrino
A AUDIOGUIA E AS SUAS VOZES
A audioguia distingue-se pelos seus conteúdos de narração roteirizada, com textos escritos a quatro mãos por Ilaria D’Uva, chefe da empresa homónima, e Francesca Ummarino, diretora do Tesouro de San Gennaro que, juntamente com Ilaria, desenvolveu uma nova forma de escrever textos para audiotours.
Com a nova audioguia, o Panteão é narrado por cinco figuras que tiveram um significado particular na sua história:
- Adriano, que o mandou construir, como o vemos hoje, entre 118 e 125 d.C.,
- Papa Bonifácio IV, que em 609 d.C. o converteu em igreja, consagrando-o à Virgem Maria e a todos os mártires,
- Rafael, que em 1520 quis ser sepultado neste templo,
- Margarida de Saboia, que repousa ao lado do seu Rei Umberto e
- Mons. Daniele Micheletti, Arcipreste Reitor, que saúda o público, devolvendo-o à dimensão espiritual da visita, com o objetivo de recordar que o Panteão em Roma é uma igreja: a Basílica de Santa Maria ad Martyres.
A narração é confiada às vozes carismáticas e sugestivas de Sergio Rubini (Adriano), Alessandro Haber (Bonifácio IV), Daniele Parisi (Rafael), Giusi Cataldo (Margarida de Saboia) e Mons. Daniele Micheletti.
Da Turista a Pellegrino - Backstage
A TRILHA SONORA ORIGINAL, O DISCO E A DANÇA
Um local tão denso de espiritualidade e história não poderia deixar indiferente a sensibilidade do músico e compositor Antonio Fresa, conhecido pelas trilhas sonoras criadas para cinema e TV, nomeado para os David di Donatello e os Nastri d’Argento e sempre um apaixonado autor de música evocativa para imagens. Fresa deixou-se guiar pela sua experiência musical, trabalhando em composições originais que ressoam na audioguia, integrando-se, no entanto, como uma refinada trilha sonora.
As músicas para a audioguia do Panteão foram executadas e gravadas com a Orquestra do Teatro La Fenice, considerada uma das mais interessantes do panorama italiano, obtendo sucesso e calorosos aplausos em toda parte.
Participam também no projeto o Coro da Insigne Capela Musical de Santa Maria ad Martyres – Panteão em Roma, com uma peça gregoriana e um moteto inspirado nela, Amalia Gré, que interpreta uma tocante Ave Maria da qual escreveu o texto e Luca Gemma que, com a sua canção Turista Peregrino, sintetiza da melhor forma os objetivos da iniciativa.
Para enriquecer o projeto “de turista a peregrino” foram também criados cinco vídeos pela Verteego com a direção de Luca Turco em que quatro bailarinos interpretam cada protagonista da audioguia: dançam com as coreografias de Raffaele Irace nas notas das canções associadas ao Imperador Adriano, ao Papa Bonifácio IV, a Rafael, a Margarida de Saboia e, por fim, nas notas da canção Serenata degli Artisti, encontram-se idealmente na Basílica, entrelaçando história, arquitetura e expressão artística contemporânea.